Caminho de Luta das Mulheres Enid Backes é inaugurado

No momento você está vendo Caminho de Luta das Mulheres Enid Backes é inaugurado

No sábado, 15 de março, um final de tarde ensolarado marcou a inauguração do Caminho de Luta das Mulheres Enid Backes, merecida homenagem a um dos nomes mais importantes na luta pela democracia, direitos das mulheres e ecologia no Brasil. Localizado no Parque Paisagístico da Escola Josué de Castro, no assentamento Sepé Tiaraju, o Caminho de Luta das Mulheres Enid Backes é um espaço de contemplação à natureza e consagração à trajetória desta grande mulher.

Tendo no horizonte a Lagoa Grande e a Reserva Ambiental cuidada pelo MST, o caminho foi projetado por Toni Backes (filho de Enid) e construído numa parceria do Instituto Josué de Castro com o Instituto Koinós. A escultura em ferro projetada pelo artista catalão Javier Pérez Quintanilla (cunhado de Enid), instalada no seu ponto central, faz uma homenagem às lutadoras sociais. O parque terá como mirador o anfiteatro Violeta Parra, que será inaugurado em abril, compondo a senda de homenagens às lutadoras sociais deste grande espaço sociocultural.

Mais de 300 pessoas participaram da inauguração do Caminho de Luta das Mulheres Enid Backes , em um evento organizado pelo Instituto Josué de Castro, Coletivo Feminino Plural e Instituto Koinós. Entre os presentes, lideranças e ativistas de movimentos sociais, integrantes de assentamentos do MST, estudantes, pesquisadores, artistas, parlamentares e familiares de Enid. Durante a cerimônia, foram entoados cantos e declamados textos de mulheres latino-americanas e da própria Enid, com a participação de diferentes gerações de mulheres.

Socióloga, Enid deixou um grande legado. Esteve na vanguarda em muitos temas relacionados às mulheres e foi uma das pioneiras no movimento ecofeminista. Também esteve à frente da redemocratização do país e participou de eventos internacionais em defesa dos direitos das mulheres. Morreu, aos 93 anos, na cidade de Nova Petrópolis.

Fotos: Mariza Rigo