A Rede de Algodão Agroecológico Solidário Justa Trama é um projeto de economia solidária que envolve cinco estados brasileiros e 700 cooperados e cooperadas, entre agricultores, tecelões, artesãs e costureiras. Atualmente, é a maior cadeia produtiva brasileira de economia solidária no setor de confecção.
No RS, uma parte importante deste projeto acontece na Cooperativa Univens, na Vila Nossa Senhora Aparecida, no Sarandi, zona norte da capital gaúcha. A cooperativa Univens surgiu em 1996 e fez parte da criação da rede Justa Trama, em 2005.
Na cooperativa, as costureiras dão forma aos tecidos feitos a partir do algodão agroecológico, transformando em lindas peças de roupa, com a marca Justa Trama. Lá acontecem as etapas de costura, bordado e tingimento de camisetas, camisas e outros itens. Elas também atendem outras demandas na área de confecção, por encomenda.
Um grupo de 24 costureiras participa hoje da cooperativa. Segundo a coordenadora Nelsa Nespolo, o cooperativismo trouxe possibilidade de desenvolvimento e realização profissional para esse grupo de mulheres, que reside e trabalha na comunidade. “Aqui temos um forte sentimento de comunidade e pertencimento, desenvolvemos cursos, palestras, temos o banco comunitário Justa Troca, Escola de Educação Infantil Nova Geração e muitas outras atividades. A cooperativa é o ponto de conexão de tudo isso”, explica.
As costureiras, antes protagonistas isoladas, trabalham em cooperação, unindo suas habilidades e esforços e compartilham não apenas tarefas, mas também responsabilidades e benefícios, fortalecendo o tecido social que permeia a comunidade.

Maria Teresinha de Souza, a Tetê, trabalha há 23 anos na Univens. Começou ajudando no corte das roupas, depois veio a costura. “Para mim, a cooperativa representou mais liberdade, posso almoçar em casa todo os dias e tenho espaço para me desenvolver”, comenta.
A enchente de 2024 trouxe grandes desafios para a comunidade da Vila Nossa Senhora Aparecida, no Sarandi. As atividades da cooperativa foram momentaneamente interrompidas e o local tornou-se uma central de abrigo e apoio à comunidade, demonstrando mais uma vez a força do coletivo no enfrentamento de obstáculos.
O Instituto Koinós é parceiro da Univens, Banco Justa Troca e rede Justa Trama. A parceria tem viabilizado reformas no espaço e a realização de cursos, entre outras ações. Para o Koinós, tem sido gratificante ver essa trama de solidariedade liderada por mulheres crescer, um exemplo de economia solidária que dá certo.
