A enchente de 2024 impactou a vida de muitas pessoas no bairro Sarandi, em Porto Alegre, e a capacitação de trabalhadores passou a ser uma necessidade urgente para geração de emprego e renda na comunidade.
Desta forma, o Instituto Koinós uniu esforços com a Cooperativa UNIVENS/Justa Trama e Banco Comunitário Justa Troca para a realização de uma turma do Curso de Eletricista Predial voltada aos trabalhadores da construção civil atingidos diretamente pelos alagamentos do Sarandi, com aulas na Escola Técnica Mesquita. Por sugestão do Instituto Koinós, foram agregados ao grupo dois trabalhadores de outras comunidades, envolvidos em obras de construção e reforma da Cozinha Comunitária da Vila Jardim e da Cozinha Comunitária da Vila Pinto, no bairro Bom Jesus.
Um grupo de 18 eletricistas concluiu a formação no mês de junho. Considerando os depoimentos dos professores da Escola Técnica Mesquita e dos formandos, os resultados foram muito positivos e novas experiências deste tipo poderão ser desenvolvidas em breve.
