O grupo de Quicumbi Saia Rodada, de Cachoeira do Sul, foi anunciado finalista no 36° Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo IPHAN, do projeto Sarau da Memória. Através da articulação do Richard Serraria, o Instituto Koinós vai viabilizar a construção de tambores, caixas de congadas, que serão doadas para grupos de Quicumbi do estado. Inicialmente, serão contemplados os grupos de Tavares, Rio Pardo e Mostardas. A Associação Rainha Ginga também foi contemplada.
É sem dúvida uma importante iniciativa de preservação e fortalecimento das congadas no RS e dos grupos que, com o passar dos anos, vem perdendo pessoas mais velhas das comunidades que construíam os tambores. Assim, sem essa renovação na luthieria, a manifestação encontra um grande obstáculo.
A parceria reafirma o compromisso do Instituto Koinós com os princípios que orientam sociedades plurais, solidárias e democráticas, disposição para defender e fazer reconhecer em plenitude os direitos fundamentais e empenho para dar efetividade aos direitos sociais e de cidadania, promovendo uma cultura da paz e incentivando o convívio respeitoso e harmônico entre as pessoas e destas com o meio ambiente.
Fonte: SaiaRodadaComunica